Você está aqui: Página Inicial / Sobre a publicação

Sobre a publicação

por Administrador

Apresentação

O Boletim Científico ESMPU é uma publicação semestral que reúne artigos produzidos por membros e servidores do MPU, ministros de Tribunais Superiores, membros do Poder Judiciário, professores de universidades brasileiras e estrangeiras, além de outros colaboradores. Seus textos versam sobre matérias jurídicas ou afins e muito têm contribuído para a atuação de profissionais da área.

O periódico está disponível em versão impressa nas bibliotecas do MPU e dos MPs estaduais, das universidades federais e católicas, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Câmara Legislativa, das Escolas Superiores do Ministério Público, das Escolas Superiores de Magistratura, das Escolas Superiores de Advocacia, dos Tribunais do Trabalho, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Federais e dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TST, STM e TSE), entre outros. Instituições estrangeiras, como o Congresso Norte-Americano, as Universidades de Lisboa e Coimbra, a Universidade Pablo de Olavide (Sevilla), a Universidade de Limoges e a Escola de Magistratura da França também recebem o periódico.

Em razão do grande interesse dos profissionais que atuam na área, bem como dos estudantes de Direito, pelos textos publicados no Boletim Científico ESMPU, a Escola tornou disponível ao público a versão eletrônica dessa publicação em sua página na Internet, no endereço http://escola.mpu.mp.br, onde podem ser acessados também outros títulos editados pela ESMPU.

Histórico

A publicação, criada com o objetivo de reunir e disseminar conhecimentos relevantes para os ramos do MPU, teve como referência a Revista da Procuradoria-Geral da República, publicada nos anos de 1992 a 1997, de iniciativa do Ministro Sepúlveda Pertence e criada pelo então Procurador-Geral da República, Aristides Junqueira.

Em outubro de 2001, foi publicado o primeiro número do Boletim Científico, apresentando treze artigos inéditos que abordavam questões do Direito sob um olhar contemporâneo.

Em 2005, o periódico recebeu novo projeto gráfico para melhor representar o pensamento de seus colaboradores.

Em 2011, foi lançado o primeiro site do Boletim Científico ESMPU, iniciativa que proporcionou maior acesso aos textos publicados e incentivo a novas colaborações.

Ferramentas Pessoais