Você está aqui: Página Inicial / Editais e Normas / Normas para publicação

Normas para publicação

por Administrador

Normas para apresentação de propostas

As propostas deverão ser enviadas por intermédio do Sistema Forma, disponível no endereço <www.escola.mpu.mp.br>, opção de menu Projetos de Publicação, com todos os campos preenchidos e com os originais do artigo anexados em formato .doc.

Serão aceitos para fins de publicação textos originais inéditos, textos adaptados de monografias ou resumos de dissertações e teses, resenhas de trabalhos científicos e de livros, entre outros considerados pertinentes pela Instituição.

Não serão recebidos para análise os trabalhos em formato e linguagem próprios de monografia, tese ou dissertação. O autor deverá proceder à adaptação do seu trabalho para o formato de artigo antes de submetê-lo à apreciação.

As palestras proferidas em atividades acadêmicas realizadas pela Escola ou por seus Núcleos somente serão apreciadas se os palestrantes apresentarem os respectivos textos no formato de artigo.

Não serão analisados para fins de publicação no Boletim Científico ESMPU artigos de autores brasileiros em língua estrangeira.

Normas editoriais para publicação

Os originais do artigo deverão estar em conformidade com as normas a seguir.

• A página do original deverá estar configurada para papel A4, com margens superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. O texto deverá ser digitado em fonte Arial Regular, corpo 12, com espaço de 1,5 entre as linhas e parágrafo de 0,8 cm.
  • O artigo deverá conter resumo e palavras-chaves, ambos em língua portuguesa e língua inglesa.
  • O título do artigo deverá ser sintético.
  • O corpo do trabalho deve ser organizado segundo um encadeamento lógico, contendo sumário, introdução, desenvolvimento, conclusões e referências bibliográficas.
  • Deverá ser evitada a subdivisão excessiva do texto, admitindo-se um máximo de subtítulos de quarta ordem (p. ex., 1.1.1.1).
  • As transcrições com até três linhas deverão estar entre aspas. Aquelas com mais de três linhas deverão ser digitadas com recuo de 0,8 cm à esquerda e alinhamento justificado, em fonte Arial Regular, corpo 11, sem aspas. O itálico deverá ser utilizado apenas nos destaques e nas palavras de língua estrangeira.
  • Todos os destaques do original deverão ser digitados em itálico. Não usar negrito, sublinhado ou caixa alta (maiúscula) como destaque. Utilizar negrito apenas nos títulos e subtítulos.
  • As referências bibliográficas, citações e notas de rodapé deverão estar uniformizadas de acordo com as Normas da ABNT (NBR 6023, NBR 10520).
  • As notas de rodapé deverão ser numeradas em algarismos arábicos, de ordem única e consecutiva. Não se inicia a numeração a cada página.
  • As tabelas, as figuras e os gráficos deverão ser numerados sequencialmente por todo o texto.
  • O miolo do Boletim Científico ESMPU é sempre impresso na cor preta.
  • As figuras, tabelas e gráficos não serão impressos em cores.

Ferramentas Pessoais